quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O que é marketing?

Há várias definições para marketing, segue abaixo algumas delas:

Segundo Richers (1986): Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos;

Segundo Semenik e Bamossy (1995): é uma filosofia de negócios, em que toda estratégia de planejamento e execução dos projetos de marketing da empresa tem como propósito fundamental a satisfação das necessidades de seus clientes.

Churchill e Peter (2000): De acordo com a visão empresarial da American Marketing Association, " Marketing é todo processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, produtose serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais."

Kotler e Armstrong (2003): Marketing é um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros.


Mais objetivamente, podemos então observar que o marketing deve ter uma preocupação constante em identificar as necessidades reais do cliente, direcionando todas as atividades da empresas a essas necessidades, envolvendo estímulo e geração de trocas.

Fonte: Apostila do curso de Administração da Faculdade interativa Coc

Nenhum comentário: