sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento visa cultivar o tipo certo de relacionamento com o grupo certo. Deve-se executar não somente a gestão do relacionamento com os nclientes, mas também com os parceiros. Ele constitui-se de quatro elementos principais: clientes, funcionários, perceiros de marketing (canais, fornecedores, distribuidores, revendedores, agências) e membros da comunidade financeira.

O marketing de relacionamento resulta em fortes vínculos econômicos, técnicos e sociais entre as partes.
O resultado final é a construção da chamada rede de marketing, que é formada pela empresa e todos os interessados que a apóiam, os stakeholders, sendo eles: clientes, funcionários, fornecedores, distribuidores, varejistas, agências de propaganda e todos os outros com quem a empresa constrói relacionamentos comerciais mutuamente rentáveis.
Os conceitos de troca e relacionamento levam ao conceito de mercado.
O termo "mercado" é utilizado pelos economistas quando estes se referem a um grupo de compradores e vendedores que transacionam em torno de um produto ou classe de produtos.

A expressão "mercados" pode assumir vários significados:
- no sentido de cobrir vários grupos de consumidores;
- podem representar necessidades (remédios por exemplo);
- podem representar produtos (calçados, alimentos, etc);
-podem representar mercados geográficos ou demográficos;
-e, ainda, grupos não consumidores.

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